A Dermatologia é uma especialidade médica e cirúrgica que observa e trata as afecções da pele, mucosas, cabelo e unhas e a Venereologia observa e trata as infecções de transmissão sexual.
As patologias cutâneas mais frequentes incluem o eczema, a acne, a psoríase, os nevos (designados por sinais), as lesões tumorais benignas e malignas da pele e as infecções cutâneas causadas por fungos (pele, unhas e cabelo), bactérias e vírus.
Um capítulo de interesse particular na dermatologia diz respeito à oncologia cutânea nomeadamente a observação, aconselhamento e tratamento de lesões pré malignas como as queratoses actínicas e das lesões malignas como o carcinoma basocelular (basalioma) o carcinoma espinocelular e o melanoma.
Nos últimos anos a dermatoscopia veio contribuir para uma melhor observação das estruturas das lesões cutâneas o que valoriza o diagnóstico, tratamento precoce e vigilância clínica das mesmas.
A dermatoscopia pode ser realizada com um dermatoscópio manual na consulta ou com um dermatoscópio digital no qual é possível observar as estruturas das lesões com mais pormenor e gravar essas imagens.
Na dermatoscopia digital as imagens gravadas poderão depois ser comparadas com novas imagens ao fim de um tempo previamente definido consoante a situação clínica. É de grande interesse na vigilância de nevos (sinais), particularmente nas pessoas com nevos de maior risco de transformação para melanoma, como acontece com os nevos dispásicos.